ARTE E MATEMÁTICA: uma conversa legal
O projeto pedagógico foi idealizado em forma de oficina, em um estudo
interdisciplinar da Arte com a Matemática, com o objetivo de relacionar os
conceitos dessas disciplinas. A proposta da oficina será trazer informações
práticas sobre o uso da Matemática como auxiliar no ensino-aprendizagem em
arte-educação, observando-se a construção coletiva do conhecimento dos alunos,
utilizando como embasamento teórico a proposta triangular de Ana Mae Barbosa, através
da contextualização com a história da arte, do fazer artístico, da observação e
análise das obras do artista Paul Klee (1879–1940).
A oficina propõe a criação de ilustrações para embalagens de perfume,
tendo o artista Paul Klee como base para o desenvolvimento da criatividade e da
aplicação dos conhecimentos em relação à linguagem visual, utilizando a pesquisa, contextualização e análise das
obras do artista citado. A finalidade será possibilitar aos estudantes o
estímulo à pesquisa, a análise de possibilidades e a solução prática do projeto
sugerido a partir de requisitos pré-estabelecidos. A ideia é proporcionar aos
alunos a articulação dos conceitos matemáticos com a estética da arte.
A arte possibilita o uso de múltiplas ferramentas e
habilidades, tornando-se uma grande parceira no aprendizado da Matemática de
uma maneira lúdica. Não será proposto o ensino da matemática como uma
disciplina nas aulas de Arte, mas sim trabalhado os seus conceitos.
O projeto será
iniciado com a leitura do texto “Contextualização: Klee e o Expressionismo” (Iavelberg e
Arslan). Depois da
contextualização, será feito, através da utilização do computador, uma pesquisa
a respeito das obras do artista, focando nas que ele utiliza as figuras
geométricas.
Os alunos serão separados em grupos, formados mesclando-se alunos que
têm desempenho melhor com os que apresentam dificuldade de aprendizado, para
que interajam potencializando o conhecimento.
Os alunos
escolherão uma obra para basearem o desenvolvimento de seus projetos. Serão
observados os elementos formais que compõem as obras, como ponto, linha,
espaço, formas. Será feita uma leitura da obra escolhida por cada grupo através
do uso de um questionário com referência em Rosa Iavelberg e Luciana Arslan sobre
as obras de Paul Klee. Será proposto também o estudo do círculo cromático para
auxiliar os alunos na leitura da obra e mistura de cores. Após a escolha
partirão para a criação da ilustração da embalagem, através de elementos
pré-estabelecidos, como aroma, nome e público ao qual vai ser direcionado o
perfume. Farão estudos de nome, tipologia, cores e
formatos para a criação de seus trabalhos.
Munidos de
informação e direcionados pelos quesitos escolhidos, desenharão a embalagem
dividindo seus espaços utilizando medidas exatas para um bom acabamento de
dobra e corte da embalagem.
Os desenhos serão
trabalhados com técnicas artísticas e depois digitalizados para serem editados
através de ferramentas do programa GIMP.
Através do
computador será inserido o nome do perfume, levando em conta tipologia, tamanho
e cor para os alunos observarem a divisão, proporção e simetria dos elementos
dentro do espaço.
Após o
desenvolvimento do projeto em plano bidimensional, os trabalhos serão impressos
em papel fotográfico com gramatura 180g, para dar um acabamento profissional às
embalagens,. Os alunos irão recortar e montar as embalagens no formato
tridimensional.
Referências:
ARTE
NA ESCOLA – Arte e Matemática – conheça a relação entre as duas
disciplinas e o seu papel na educação do século XXI – Fundação Iochpe –
disponível em: http://artenaescola.org.br/uploads/boletins/boletim-65.pdf -
Acesso em: 20/10/2014
BARBOSA, Ana Mae - O Ensino da Arte no Brasil nos
inícios do século XXI – Disponível em:
http://www.esep.pt/aprender/phocadownload/revistaaprender27/aprender%2027%20-%20a13.pdf – Acesso em
20/10/2014
DONDIS, Donis A.- Sintaxe da Linguagem
Visual, Ed. Martins Fontes, 2003 - Livro em pdf
GUIMARÃES, Luciano
– A Cor como Informação – a
construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores, Ed.
Annablume, 2000 – Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=kcQqB9FmL6wC&printsec=frontcover&dq=A+cor+como+informa%C3%A7%C3%A3o+pdf&hl=pt-BR&sa=X&
ei=6QwFVLb5GfDJsQTSg4GABg&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false – Acesso em 30/08/2014
IAVELBERG,
Rosa; ARSLAN, Luciana - Por que Trabalhar com
Paul Klee? – Suplemento didático – Ed. Moderna – Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A01319105E5B120B5 –
Acessso em: 30/08/2014
BALDISSERA, Altair – A Geometria trabalhada a partir da construção de
figuras e sólidos geométricos - Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/832-4.pdf -
Acesso em 20/10/2014
Material Didático
O material
didático foi desenvolvido pensando em uma forma prática, que o aluno pudesse
fixar em seu caderno usado nas aulas de Arte e consultá-lo quando necessário. Foi
idealizado em forma de folheto, impresso frente e verso com dobras.
O material contextualiza
o artista Paul Klee e relaciona os elementos formais usados tanto em Arte
quanto na Matemática, direcionando o aluno de forma simples e objetiva no
entendimento desses conceitos.
O Meu Projeto
Confecção de embalagens de perfume tendo as obras do artista Paul Klee para embasar as ilustrações:
PESQUISA E CONTEXTUALIZAÇÃO: Leitura do texto "Contextualização: Klee e o Expressionismo” (Iavelberg e Arslan). Utilização do computador para pesquisar as obras do artista e escolher uma para desenvolver o projeto. Durante a pesquisa os alunos fizeram leitura das obras observando os elementos formais, como ponto, linha, formas geométricas, cores.
OBRAS ESCOLHIDAS:
The Ketledrum Organ , 1930 – Paul Klee |
In The Desert, 1914 – Paul Klee |
Senecio, 1922 – Paul
Klee
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TRABALHOS FEITOS PELOS ALUNOS:
No último encontro foi levado para os alunos as embalagens impressas em papel fotográfico no formato bidimensional, com as marcas de corte e dobra para eles recortarem e montarem as embalagens no formato tridimensional.
EMBALAGEM DE PERFUME PRONTA
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PINTURA COM GUACHE |
PINTURA COM GUACHE |
DESENHO - LÁPIS DE COR |
DESENHO - LÁPIS DE COR |
DESENHO - LÁPIS DE COR |
DESENHO - LÁPIS DE COR |
ILUSTRAÇÃO
COM COLAGEM DE FILTRO
DE CAFÉ E RETOQUES COM LÁPIS DE COR
Quando a oficina foi iniciada os alunos ficaram indecisos quanto a participar,
mas à medida em que foram melhores informados, aderiram à proposta. A
perspectiva da utilização do computador foi o argumento que mais interessou aos
alunos, embora mostrassem um certo receio, sendo o uso da tecnologia a maior
dificuldade apresentada por eles durante a oficina. O tempo para o uso do
computador foi o maior empecilho, visto que há a necessidade de uma aproximação
maior no uso de ferramentas digitais e softwares
para apropriação de seus comandos e técnicas. Os alunos ainda não haviam
utilizado instrumento tecnológico em aulas de arte e a oficina apresentou a
eles a utilização dessa ferramenta em arte-educação.
Os alunos obtiveram muitos
aprendizados com a oficina. Foram capacitados tecnicamente, usando materiais de
desenho, pintura e tecnológico. Aprenderam a utilizar a mistura de cores.
Usaram o raciocínio lógico e abstrato na concepção dos trabalhos. Tiveram
contato com materiais que normalmente não são de seu uso em aulas de arte, como
o papel linho e fotográfico. Aprenderam a construir seu aprendizado com a
pesquisa e trabalho em grupo. Desenvolveram a capacidade crítica e analítica
com a leitura de obras e a construção de um produto funcional. Aprenderam sobre
elementos visuais como linha, forma, textura, cor e em como utilizar esses
elementos conferindo harmonia, equilíbrio e estética.
Com os trabalhos realizados em um plano bidimensional, os alunos tiveram
uma visão geral de todas as faces que compunham a embalagem, podendo
dispor as informações nos espaços
adequados exercitando a interdisciplinaridade, utilizando o
pensamento matemático, ou seja, equilibrando visualmente as informações visando
a estética. Com o resultado das embalagens, já no formato tridimensional,
verificaram a importância da divisão e exatidão das medidas necessárias para a
boa conclusão do trabalho.
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